Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo
Blog

Blog

Conheça Nosso Blog

 

Sábado de Aleluia - Dia de Vigília e Espera

30/03/2023

O Sábado de Aleluia é um dia de alegria para a Igreja Católica. É o último dia da Semana Santa e antecede a Páscoa, a maior festa do calendário cristão. É um dia de espera, de preparação e de renovação da fé na ressurreição de Jesus Cristo.

Durante o Sábado de Aleluia, a igreja não celebra missas, mas realiza a bênção do fogo novo e a bênção da água batismal. A bênção do fogo novo é um ritual que simboliza a luz de Cristo que ilumina as trevas do mundo. É a partir desse fogo que se acende o Círio Pascal, que representa Jesus Cristo, a luz do mundo, ressuscitado da morte.

A bênção da água batismal é um momento de renovação das promessas batismais, um momento em que se recorda que a água é um sinal de vida nova, de purificação e de renovação da fé. É a partir dessa água que são batizados os catecúmenos, aqueles que se preparam para receber o sacramento do batismo.

Além disso, o Sábado de Aleluia é um dia de preparação para a celebração da Páscoa. É um momento de recolhimento, de oração e de reflexão sobre o significado da ressurreição de Jesus Cristo na nossa vida. É um dia para lembrar que a morte não é o fim, mas sim o começo de uma nova vida em Cristo.

Por isso, é comum que nesse dia sejam realizadas vigílias de oração, em que os fiéis permanecem em silêncio diante do Círio Pascal, refletindo sobre o mistério da ressurreição de Jesus Cristo. É um momento de espera confiante, de esperança e de renovação da fé.

O Sábado de Aleluia é também um dia de alegria e de celebração, pois marca o fim do tempo de luto e de dor da Semana Santa e o começo da Páscoa, a festa da vida nova em Cristo. É um dia para se alegrar pela vitória de Jesus Cristo sobre a morte e para se comprometer com a construção de um mundo mais justo e mais fraterno, guiados pela luz do Evangelho.

Assim, o Sábado de Aleluia é um dia de espera, de preparação e de renovação da fé na ressurreição de Jesus Cristo. É um dia para se unir à comunidade cristã na celebração da Páscoa e para se comprometer com a construção de um mundo mais justo e mais fraterno, inspirados pelo exemplo de amor e de sacrifício que Jesus Cristo nos deixou.



Postado por: Bruna Xavier

Compartilhe

 

Mais Posts