Catedral

São Paulo Apóstolo

Blumenau, SC

Catedral São Paulo Apóstolo
Blog

Blog

Conheça Nosso Blog

 

Quinta-Feira Santa

30/03/2023

A Quinta-feira Santa é um dos dias mais importantes da Semana Santa para a Igreja Católica. É o dia em que a igreja celebra a Última Ceia de Jesus Cristo com seus discípulos. É nesse momento que Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia e do sacerdócio, dando aos seus discípulos o poder de continuar a sua obra na terra.

Durante a celebração da Missa da Ceia do Senhor, os fiéis participam de uma cerimônia muito especial: a cerimônia do lava-pés. Essa cerimônia é inspirada no gesto de Jesus ao lavar os pés dos seus discípulos na Última Ceia. É um gesto de humildade e de amor ao próximo, que Jesus deixou como um exemplo para todos os seus seguidores.

Durante a cerimônia do lava-pés, o padre lava os pés de doze pessoas, representando os doze apóstolos de Jesus. Essas pessoas podem ser escolhidas entre os fiéis da comunidade ou representantes de diferentes grupos sociais, como os pobres, os doentes, os idosos, os imigrantes, entre outros. É uma oportunidade para mostrar o amor e a solidariedade que Jesus nos ensinou, e para lembrar que todos somos iguais perante Deus.

Após a cerimônia do lava-pés, a Missa da Ceia do Senhor continua com a liturgia da Eucaristia. Durante esse momento, o pão e o vinho são consagrados pelo padre, tornando-se o Corpo e o Sangue de Cristo. Os fiéis então comungam, recebendo a Eucaristia como um sinal de união com Jesus e com os outros fiéis.

Ao final da Missa, o Santíssimo Sacramento é levado em procissão para um lugar especial, onde será exposto para adoração dos fiéis. É um momento de recolhimento e oração, onde os fiéis podem agradecer a Deus pelo dom da Eucaristia e pela presença de Jesus em suas vidas.

Para os católicos, a Quinta-feira Santa é um dia de grande significado espiritual. É um momento para meditar sobre o amor e a humildade de Jesus Cristo, que se fez servo de todos para nos ensinar o caminho da salvação. É também um momento para refletir sobre a importância da Eucaristia na vida cristã, como fonte de força e alimento espiritual para a jornada da fé.



Postado por: Bruna Xavier

Compartilhe

 

Mais Posts