Sacramentos

Informações sobre sacramentos

Batismo

Jesus vem ao encontro do homem com o Batismo para fazê-lo nascer para a graça: torna visível, através de um sinal, sua dignidade de filho de Deus e participante da vida divina, da Vida Nova trazida por Cristo. Constitui-o herdeiro de Deus, co-herdeiro com Cristo, membro vivo da Igreja, comprometido com o Plano de Deus; torna-o participante da missão sacerdotal-profética e régia de Cristo; infunde-lhe as sementes da Fé, Esperança e Caridade; torna o homem templo da Santíssima Trindade.

Fundamentação bíblica: Mt 3,13-17; 28,19-20; Jo 3,1-8; At 8,36-37; Rm 6,3-11; Gl 3,26-27.

PADRINHO E MADRINHA DE BATISMO

A escolha dos padrinhos: junto com os pais, durante o rito, há um padrinho e uma madrinha. Essas figuras representam as pessoas que se comprometem, com seu testemunho, a ajudar os pais, ou a substituí-los, na formação cristã do afilhado. O primeiro e principal dever dos padrinhos é instruir o afilhado pela palavra e pelo testemunho: anunciar Jesus com palavras e exemplos.

Os padrinhos devem ter 16 anos completos, serem católicos, crismados e terem recebido a Primeira Eucaristia. Admite-se a possibilidade de um só padrinho ou uma só madrinha.

  • Sejam solteiros ou casados na Igreja Católica. (Código de Direito Canônico).

AGENDA – BATISMO DE CRIANÇAS

No primeiro, segundo ou terceiro domingo de cada mês, às 10h30, em comunidade (podendo haver alterações). Assim como é um momento de alegria aquele em que os pais registram um filho ou uma filha no cartório civil e lhe dão um nome, também é de alegria o momento em que a família vai à secretaria da comunidade para inscrever a criança para o Batismo.

Documentos necessários para agendar o Batismo:

  • Certidão de nascimento da criança (cópia + original para conferência);
  • Certificado da catequese com pais e padrinhos (cópia + original para conferência);
  • Certidão de Crisma do padrinho e da madrinha (cópia + original para conferência);
  • Certidão de Matrimônio (Igreja Católica) dos padrinhos, caso não sejam solteiros (cópia + original para conferência);
  • Contribuição: R$ 30,00.

Entrega do formulário e documentos deverá ser feita na segunda, terça ou quarta que antecede a data da celebração do Batismo, escolhida pelos pais. Esses documentos são importantes porque a criança será registrada no livro de batizados da comunidade, em conformidade com o registro civil e demais documentos.

CATEQUESE COM ADULTOS (BATISMO)

Inscrições: anualmente, durante todo o mês de fevereiro. 

Informações no Centro Catequético.

Crisma ou Confirmação

O homem já adulto responde à realidade do crescimento que acontece no sacramento da Crisma (ou confirmação do Batismo). Com a graça especial do Espírito Santo para que o cristão adulto possa defender sua fé; é força do Espírito Santo para as lutas na vida, na vivência e proclamação do Plano de Deus; força, coragem para denunciar tudo o que está contra o Projeto de Deus. É a mesma força dos apóstolos e mártires cristãos de todos os tempos.

Pelo sacramento da Confirmação os fiéis são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras (CIC 1285).

Fundamentaçõa bíblica: At 2,1-11; 8,14-17; 19,1-7.

CATEQUESE COM ADOLESCENTES (CRISMA)

Idade: 13 anos (completar durante o ano).

Inscrições: anualmente, durante todo o mês de fevereiro. 

CATEQUESE COM ADULTOS (CRISMA)

Inscrições: anualmente, durante todo o mês de fevereiro. 

Informações no Centro Catequético.

Eucaristia

Para sustentar a vida que lhe corre nas veias, o homem deve alimentar-se diariamente. Assim também: para alimentar a vida divina da Graça, o cristão necessita de um alimento adequado. Eis mais um encontro para alimentar o amor: o sacramento da Eucaristia.

Este é o sacramento através do qual Cristo reúne os irmãos à sua mesa para alimentá-los com o néctar do Amor, onde Ele, pessoal-mente, está presente e se dá como alimento. Na Eucaristia, atualiza-se o maior ato de amor conhecido: a doação de Cristo por nós. Dá-se como alimento, para se tornar o amigo de qualquer hora.

A Eucaristia é “fonte e ápice de toda vida cristã” (SC 47). “Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (PO 5).

Desta grande esperança, a dos céus novos e da terra nova nos quais habitará a justiça (2 Pd 3,13), não temos penhor mais seguro, sinal mais manifesto, que a Eucaristia. Com efeito, toda vez que é celebrado este mistério, "opera-se a obra da nossa redenção" (LG 3) e nós "partimos um mesmo pão, que é remédio de imortalidade, antídoto não para a morte, mas para a vida eterna em Jesus Cristo" (Sto. Inácio de Antioquia).

Fundamentação bíblica: Jo 6,22-71; Mt 26,26-28; Mc 14,22-25; Lc 22,19-20; I Cor 11,23-25.

CATEQUESE COM CRIANÇAS (EUCARISTIA)

Idade: 9 anos (completar durante o ano).

Inscrições: anualmente, durante todo o mês de fevereiro. 

CATEQUESE COM ADULTOS (EUCARISTIA)

Inscrições: anualmente, durante todo o mês de fevereiro. 

Informações no Centro Catequético.

Reconciliação

Mesmo adulto, o homem percebe suas limitações, sente-se de modo especial na luta pelo bem, ao fraquejar nas virtudes, ao novamente dizer “não” ao plano de Deus. Neste momento Cristo lhe vem ao encontro, amigo como nunca, feito homem para entender os homens. Vem ao encontro com o sacramento de maior bom senso que poderia ter instruído: a Penitência ou Confissão, a Reconciliação. Tão adequado às realidades, às necessidades do homem, esse é o sacramento do amor Misericordioso de Jesus, que estende a mão ao homem para levantá-lo e reanimá-lo na caminhada.

Aqueles que se aproximam do sacramento da Reconciliação obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações (LG 399).

Fundamentação bíblica: Mt 16,18-19; Jo 20,23.

ATENDIMENTO DE CONFISSÕES (secretaria paroquial)

Segunda a sexta-feira 

8h30min às 11h30min - 14h30min às 17h30min

Sábado 

9h às 11h30min

Unção dos enfermos

O homem chega ao fim da fase terrena da sua vida. Nos momentos em que as doenças sérias ameaçam levá-lo, Cristo Amigo vem para ao seu encontro, como sacramento da Unção dos Enfermos.

O sacramento da Unção dos enfermos é conferido às pessoas acometidas de doenças perigosas, ungindo-as na fronte e nas mãos com óleo devidamente consagrado. Se o enfermo que recebeu este sacramento recobrar a saúde, pode, em caso de recair em doença grave, receber novamente este sacramento.

Pela sagrada Unção dos Enfermos e pela oração dos persbíteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. Exorta os mesmos a que livremente se associem à paixão e à morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus (LG 488).

Fundamentação bíblica: Mc 6,13; Tg 5,14-15.

AGENDAMENTO DE UNÇÃO DOS ENFERMOS

Entrar em contato com a secretaria paroquial. 

Ordem

Cristo é o único sacerdote. Porém, ele fez de nós um reino de sacerdotes para Deus, o seu Pai (cf. Ap 1,6). São Pedro dizia que a comunidade cristã é um "sacerdócio santo, sacerdócio real" (I Ped 2,5.9). Portanto, pelo batismo, fomos todos unidos a Cristo sacerdote, e oferecemos a Deus o universo inteiro como sacrifício de louvor. Quem é batizado participa do sacerdócio comum dos fiéis, ou seja, une-se a Cristo sacerdote na oferta e no louvor a Deus. Aqueles que receberam o sacramento da ordem, além de participarem do sacerdócio comum dos fiéis, fazem parte do sacerdócio ministerial, ou seja, são ministros qualificados de Cristo para dirigir a Igreja, presidir a comunidade e administrar os sacramentos. Através da sua ação mostram a presença de Cristo na comunidade.

A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.

QUER SER PADRE?

Se você sente o chamado para ser padre, procure o pároco ou a pastoral vocacional.

Matrimônio

O gesto de um esposo e de uma esposa de se doarem e de formarem família é sinal do amor de Deus para a humanidade. Portanto sacramento.

Deus, como Pai, repartiu com o homem sua própria natureza divina, fazendo-o seu filho; como Criador, continuará repartindo amor com o homem. Mas agora associa-o ao seu poder criador: abençoa a união do homem e da mulher, fazendo com que vivam o Amor.

Aí vem o Cristo ao encontro do homem nesse acontecimento, com o sacramento do Matrimônio, lembrando que a união do homem e da mulher, é sinal da união de Cristo com sua Igreja (Ef 5,21-31). É o sacramento que abençoa e consagra a união do homem e da mulher num contrato sagrado e indissolúvel (Mt 19,4), para se amarem, procriarem e educarem seus filhos. A graça sacramental ajudará a ambos e aos filhos a se santificarem e construírem o Reino do Plano de Deus.

O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. Por isso, o lar é chamado, com toda razão, de "Igreja doméstica", comunidade de graça e de oração, escola das virtudes e da caridade cristã.

Fundamentação bíblica: Gn 2,18; Mt 29,4; Ef 5,21-31; I Cor 7,1-7; I Cor 13; Cl 3,18; Ef 6,1.

DOCUMENTOS PARA O PROCESSO MATRIMONIAL

Os noivos devem dar entrada do processo matrimonial na secretaria paroquial com 60 dias de antecedência.

  • Certidão de nascimento atualizada (cópia + original para conferência);
  • Certidão de Batismo atualizada (menos de 6 meses de expedição);
  • Certificado da catequese com noivos;
  • Casamento civil (encaminhar no Cartório Braga Varela 90 dias antes) ou certidão de casamento civil (cópia + original para conferência);
  • No caso de viuvez, apresentar certidão de óbito do cônjuge (cópia + original para conferência);
  • O assistente (padre ou diácono) é de responsabilidade dos noivos. Na data da entrada da documentação, trazer o nome completo do mesmo;
  • Contribuição: R$140,00.

RESERVA DA IGREJA CATEDRAL PARA CASAMENTOS

Horários:

  • Sábado às 10h30min (R$ 300,00);
  • Sábado às 20h30min (R$ 600,00); 
  • Outros horários, consultar disponibilidade. 

Reservar na secretaria paroquial. 

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
Catedral São Paulo
Apóstolo de Blumenau,
Santa Catarina
Rua XV de Novembro, 955
Centro - CEP 89010-003
Telefone para contato
47. 3322-0699

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira - 8h às 18h
Sábado - 8h às 12h