Pastorais

Confira mais detalhes

Ação Social

Toda a vida e a prática de Jesus, suas parábolas e seus gestos nos apontam para o amor ao próximo, ou seja, para o exercício da caridade fraterna. Em sua Encíclica “Deus é Amor”, o Papa Bento XVI coloca a prática da caridade como dever inalienável da Igreja: “praticar o amor para com as viúvas e os órfãos, os presos, os doentes e necessitados de qualquer gênero, pertence tanto à sua essência como o serviço dos Sacramentos e o anúncio do Evangelho. A Igreja não pode descuidar o serviço da caridade, como também não deve negligenciar os Sacramentos e a Palavra”.

Neste sentido, a Ação Social Paroquial deve de modo particular, ser na Paróquia a expressão e um dos locais onde se realiza, por excelência, a prática da caridade fraterna. Atualmente a Ação Social Paroquial atende as pessoas carentes através de entrega de roupas e alimentos a famílias cadastradas.

Todo o trabalho é custeado por doações da comunidade e pelo bazar que funciona de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, na Catedral.

Coordenação Paroquial: Willma Caldas Heidmann.

Contato: (47) 98406-0813.

Acólitos e Coroinhas - São Tarcísio 

O acólito e o coroinha têm a função de servir ao altar do Senhor, auxiliando durante as missas, celebrações e outras solenidades. Esse ministério é um berço de vocações, pois a criança e o jovem despertam para a importância de servir à Igreja e a comunidade.

Coordenação Paroquial: Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

Contato: (47) 3037-1071.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Rezar por estas intenções abre-nos os olhos e o coração à dimensão do mundo, fazendo nossas as alegrias e esperanças, as dores e os sofrimentos de todos os nossos irmãos e irmãs.

Missa - Devocional ao Sagrado Coração de Jesus

Primeira sexta-feira de cada mês às 19h

Coordenação Paroquial: Maria Pontes.

Contato: (47) 98838-4906.

Catequese

Promove uma Catequese de Iniciação à Vida Cristã, guiada pela palavra de Deus, para que leve ao amadurecimento da fé e a conversão, colocando as pessoas em contato vivo e pessoal com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento no serviço e na missão dentro da comunidade eclesial.

Catequese com Pais e Padrinhos (Batismo de Crianças)

Catequese com Crianças (Eucaristia)

Catequese com Adolescentes (Crisma)

Catequese com Adultos (Batismo, Crisma e Eucaristia)

Coordenação Paroquial: Felipe Batista. 

Contato: (47) 3057-9111.

Clube de Mães

Tem como objetivo acolher as mulheres da nossa comunidade que possuam um horário disponível e também aposentadas ou senhoras idosas, para doar o seu tempo no trabalho voluntário do grupo. Se você tem vontade de nos ajudar com sua mão-de-obra, ficaremos muito felizes.

Coordenação Paroquial: Ana Leicht.

Contato: (47) 99140-8374.

Comissão Festa do Divino Espírito Santo

Planeja e organiza a Festa do Divino Espírito Santo.

Coordenação Paroquial: Adelcio Moser. 

Contato: (47) 99980-3708.

Coral Santa Cecília

Existente desde 1927 com a inauguração do órgão de tubos (Missa de Páscoa), iniciou as atividades na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo de Blumenau, hoje Catedral. Sua criação e continuidade se deu para entoar os cantos sacros em celebrações litúrgicas da Igreja Matriz e demais igrejas da região. Com o passar dos anos houve mudanças, entre elas de maestros, mas sempre manteve o seu objetivo, que é o de levar à comunidade a palavra de Deus através da música.  O coral participa ativamente das celebrações litúrgicas da Catedral de Blumenau e de outras igrejas do estado de SC, bem como em casamentos, formaturas e demais eventos existentes. Possui uma diretoria e conselho. 

Presidente: Elígia Westarb.

Regente: Paulo Eduardo Visconti.

Contato: (47) 99914-3821.

Grupos Bíblicos de Reflexão

Objetivo Geral: Anunciar Jesus Cristo por meio de encontros domiciliares em torno da Palavra edificando o Reino de Deus.
Objetivos Específicos: Despertar nas pessoas o amor pela Palavra de Deus; Favorecer a experiência de vida comunitária entre as famílias; Inserir o cristão leigo como sujeito eclesial na sociedade.

Coordenação Paroquial: 

Contato: 

Grupo de Jovens - Emanuel

“A Igreja é viva! A Igreja é jovem!”

Dentro do Movimento da Renovação Carismática Católica, a presença juvenil se dá através dos Grupos de Oração Jovem. Sua missão consiste em proporcionar ao jovem que chega aos encontros um caminho de transformação de vida que culminará no discipulado.

A missão de evangelizar a juventude é uma urgência no coração da Igreja, sobretudo mediante a resposta generosa feita pelos jovens que vivem uma profunda experiência com o Senhor.

Grupo de Oração Jovem Emanuel

Sexta-feira às 19h.

Coordenação Paroquial: Débora Costa Cordeiro.

Contato: (47) 99192-8427.

Movimento Lareira - Grupo São Paulo Apóstolo

O Movimento Lareira é um serviço que tem por objetivo o trabalho com casais, dedicando-se especialmente ao aspecto conjugal e familiar. É um serviço evangelizador e pastoral de cunho familiar que tem feito muito bem paras as famílias. É um serviço que caminha paralelo às atividades pastorais da paróquia. Deve estar bem consciente das Diretrizes Paroquial e Diocesana, sendo acompanhada pelo Pároco ou outro sacerdote ligado à paróquia.

Objetivo Central: Harmonizar a Família mediante o cultivo de valores cristãos, alicerçado no tripé: Vivência Cristã; Ação Apostólica; Lazer Sadio.

Tem como objetivo específico trabalhar o aspecto conjugal e familiar, comunitário eclesial e a espiritualidade matrimonial. É ministrada pelos casais, tendo o pároco como diretor espiritual.

Coordenação Paroquial: Tony Rafael da Silva e Catia Stringari.

Contato: (47) 99685-1061.

Liturgia

Promove uma liturgia viva, participativa e com repercussões na vida, aproveitando e valorizando os carismas dos fiéis. Evidenciando que Jesus Cristo é o centro de toda celebração litúrgica.

Canto: Através da música, que tem o poder de tocar e abrir os corações para a Palavra de Deus, exercemos nossa missão, auxiliando para que toda a assembleia vivencie a liturgia como um momento intenso de comunhão com Deus e com os irmãos, transformando todos num só corpo.

Leitores: O leitor é um ministro, um servidor da Palavra, um porta-voz de Deus, especificamente na proclamação da Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas.

Coordenação Paroquial: André Jorge Siqueira Rodrigues Pereira.

Contato: (47) 99219-4309.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

São pessoas da comunidade paroquial, indicadas pelo pároco, para auxiliar nas tarefas do altar e das celebrações, principalmente na distribuição da Comunhão nas missas e para as pessoas enfermas, impossibilitadas de virem à Igreja. Ser Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é dizer sim ao chamado de Deus para servir à comunidade e levar Jesus onde for necessário, a qualquer hora.

Coordenação Paroquial: Elígia Weidgenand Costa.

Contato: (47) 99256-8427.

Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade é a ação da Igreja para o enfrentamento, de maneira concreta, do problema social da exclusão, miséria e violência. Foi criada para responder à delicada questão do uso de drogas. E hoje, vai além. Trata de qualquer tipo de dependência - química ou não – vícios, manias, compulsões ou pecados.

Atua de forma orgânica. É uma Pastoral Social, de Inclusão e Conjunto. É a resposta imediata na Paróquia ao flagelo da dependência química.

A porta de entrada é o Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade - GAA.

Coordenação Paroquial: Daura Isabel Reif.

Contato: (47) 99113-4749.

Pastoral da Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a sua família e a comunidade. O objetivo é acompanhar pessoas idosas no domicilio, de preferência, as mais fragilizadas, levando afeto e a ternura de Deus.

Coordenação Paroquial: Solange Maidel.

Contato: (47) 99726-0943.

Pastoral Vocacional

É um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre. A Pastoral Vocacional tem a função de articular o Serviço de Animação Vocacional na Paróquia. Esta Pastoral desenvolve trabalhos de motivação e organização, para dinamizar este serviço nas comunidades. A Igreja é a grande vocacionada, chamada à santidade, e deve oferecer aos batizados condições para a vivência da vocação específica.

Nossa Igreja precisa de vocações e você pode ajudar.

Coordenação Paroquial: Ir. Verônica Maria da Silva, CMES e Ir. Elineuza Vitorio da Silva, CMES.

Contato: (47) 3037-1071.

Renovação Carismática Católica

A RCC é um movimento de leigos que se reúne semanalmente em Grupos de Oração, encontros onde são cultivadas a oração e a partilha, sob a ação do Espírito Santo, levando as pessoas a experimentar um novo Pentecostes em suas vidas.


Grupo de Oração Chama Viva

Quarta-feira, após a missa das 19h

Coordenação Paroquial: Altemar Teixeira Martins.

Contato: (47) 99943-1084.

Grupo de Oração São Francisco 

Terça-feira às 14h30min.

Coordenação Paroquial: Maria Teresinha Moreira.

Contato: (47) 99285-5124.

Servos de Maria 

São homens e mulheres que tem a missão de levar e testemunhar o amor de Nossa Senhora para todas as pessoas através da Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, seguindo o exemplo de Maria de entregar-se aos propósitos de Deus e de levar Jesus às pessoas.

Novena Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Quinta-feira às 19h

Coordenação Paroquial: Rosimeri Pessetti Buzzanello Borges.

Contato: (47) 99179-1967.

Terço dos Homens e Mulheres

O Terço dos Homens e Mulheres é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da salvação.

Oração do Terço

Segunda-feira, após a missa das 19h.

Coordenação Paroquial: Rolf Sheidemantel.

Contato: (47) 99761-8484.

Voluntários - Fraldas Geriátricas

Trabalho iniciado em 2014, com o objetivo de ajudar famílias carentes.

Voluntários realizam a produção das fraldas nas dependências do Salão Porta Aberta, às terças-feiras das 18h30min às 22h. Atualmente são atendidas em torno de 70 famílias, para as quais são entregues gratuitamente de 03 a 05 pacotes de fraldas geriátricas por mês.

A família que tem necessidade do auxílio deve fazer contato com a secretaria da catedral; a família será visitada por uma pessoa responsável para ver a real necessidade.

Você pode ser um colaborador deste serviço: fazendo doações para a compra dos materiais usados na confecção das fraldas e/ou sendo um voluntário para a confecção.

Coordenação Paroquial: Paulo Roberto Balod e Lucinéia Hadlich Balod.

 

 

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
Catedral São Paulo
Apóstolo de Blumenau,
Santa Catarina
Rua XV de Novembro, 955
Centro - CEP 89010-003
Telefone para contato
47. 3322-0699

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira - 8h às 18h
Sábado - 8h às 12h