São Francisco de Assis | Boa Vista

Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo

São Francisco de Assis | Boa Vista - Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo

Endereço

Rua Carlos Rischbieter, 1570 - Boa Vista
CEP 89012-201 - Blumenau – SC

Missa 

Sábado às 19h

CPC - Conselho Pastoral Comunitário

Coordenação: Sheila Fabiana Vieira. 

Contato: (47) 99609-0569.

Histórico

O início da comunidade católica do bairro Boa Vista, se dá no momento em que há a criação do núcleo de base do mesmo.

Data do ano 1968, quando moradores se reuniram, com o apoio da comunidade luterana, com as bênçãos do pároco da Matriz São Paulo Apóstolo, Frei Bernardo Hoelscher e o apoio do Frei Wigbert Weber, para organizarem um espaço para as diversas celebrações religiosas. Inicialmente as celebrações eram realizadas junto a espaços públicos, como escola e creche.

No ano de 1973 este esforço coletivo foi coroado, com a aquisição de um terreno, do espólio do Sr. Theófilo Bernardo Zadrosny, sendo escriturado em nome da Mitra Diocesana de Joinville. Numa escolha, em lista tríplice, o grupo escolheu como padroeiro São Francisco de Assis.

A comunidade abraçou com entusiasmo a causa, e foi erguida uma capela de madeira para as celebrações e um local para os festejos sociais e reunião da comunidade. Consta que a inauguração se deu em 1973. Estes espaços ainda são mantidos e servem como capela mortuária e o Clube de Mães, que leva o nome do padroeiro.

A partir de ano 1980, a capela começou a ser assistida pelo frei Ervino Benther, que aceitou apoiar e organizar a construção de uma nova capela. Frei Ervino foi um grande incentivador e também articulador de recursos, inclusive junto a conhecidos e familiares da Alemanha.

Iniciou-se a mobilização para a aquisição de mais uma parte do terreno da família Zadrosny. Com as grandes enchentes de 1983/1984, houve uma urgência ainda maior para construir a capela livre das águas. O bairro foi duramente castigado e isso interferiu no planejamento da obra. Retomados os trabalhos em 1989, foi concluída a fundação. Numa segunda fase nos anos 90/91, foram erguidos os pilares até primeira laje, sendo que a missa do padroeiro desse ano foi celebrada nessas iniciais instalações.

O esforço da comunidade prosperou e em 11 de junho 1995 a nova capela foi inaugurada por Frei Dalvino Munaretto e na pessoa dele foram lembrados com carinhos todos os freis que contribuíram com essa história. Doações importantes foram feitas por pessoas e empresas e estão registradas nos documentos da capela.

No ano de 1995, assume como pároco e orientador da comunidade, Frei Edgar Wiest e a coordenação das obras deste período era da presidente Sônia Poffo.

Com a criação da Diocese de Blumenau, a capela passou a ser orientada pelo pároco, Padre Krüger e atendida pelo Padre Donizeti. Nesta fase, se cria o CAEP – Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais, e a Dona Alma Bona assume a coordenação, onde permaneceu por 18 anos. E junto com a equipe e comunidade conclui as obras da capela e posteriormente é construído um centro catequético e um espaço para as atividades sociais da comunidade.

Em janeiro de 2021, assume a coordenação do CAEP, a Sra. Sheila Fabiana Vieira e juntos continuamos a honrar São Francisco de Assis e demais intercessores que representam nossa querida capela.



Localização

Localize-se pelo Google Maps

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
Catedral São Paulo
Apóstolo de Blumenau,
Santa Catarina
Rua XV de Novembro, 955
Centro - CEP 89010-003
Telefone para contato
47. 3322-0699

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira - 8h às 18h
Sábado - 8h às 12h