Encontro de Espiritualidade dos Catequistas


Data: 18/04/2018
Local: Capela do Centro Catequético - Catedral
Horário: 19h

No dia 18/04/2018 às 19h na Capela do Centro Catequético, reuniram-se os catequistas da Paróquia Catedral para um momento de espiritualidade. Pe. Carlos iniciou com uma breve catequese sobre a Liturgia da Horas.

A essência da Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia do cristão, através das várias horas canônicas.

Laudes ou Oração da Manhã, que é uma oração de louvor dado a Deus pela vida recebida. Atualmente composta de um Salmo, um hino do Antigo Testamento e um Salmo de louvor, de onde provém o nome. Existem alguns outros elementos nessa oração, mas o coração é este mencionado. É nesta hora canônica que se recita o Benedictus ou o Cântico de Zacarias.

Vésperas ou Oração da Tarde, composta por dois Salmos e um hino do Novo Testamento. Recita-se nessa hora o Magnificat, que é o Cântico de Nossa Senhora.

Por fim, as Completas ou Oração da Noite, composta por um Salmo e o hino de Simeão.

Para a oração, nada melhor do que utilizar a própria Palavra de Deus para falar com Ele. Por isso, a récita da Liturgia das Horas é uma escola de oração. Jesus Cristo recitou também os Salmos. Os Apóstolos igualmente. Da mesma forma, a Igreja continua recitando esta belíssima liturgia ao longo dos séculos.

Assim, quando se recita as orações da Liturgia das Horas louva-se a Deus, na terra, fazendo um louvor que no céu é incessante. Na santificação do dia, das horas, no tempo, a realidade da eternidade se faz presente. Também nós queremos, por meio do louvor, transformar a nossa vida em história de salvação.

Depois os catequistas rezaram a Oração das Vésperas, cantando os salmos e cânticos... Por fim, celebraram a Santa Missa, e como compromisso desta noite maravilhosa, os catequistas tomaram parte deste  tesouro da Igreja, que é a Liturgia das Horas, como caminho de espiritualidade no dia a dia da missão catequética.

Bendigamos ao Senhor. Demos graças a Deus!






Mais Eventos

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
Catedral São Paulo
Apóstolo de Blumenau,
Santa Catarina
Rua XV de Novembro, s/n
Centro - Caixa Postal 431
CEP 89.010-970
Facebook
Facebook
Telefone para contato
47. 3322-0699

Horário de Atendimento
Segunda - 8h às 12h e 14h às 17h
Terça à Sexta - 8h às 19h
Sábado - 8h às 18h